domingo, 29 de abril de 2012


















O passeio começa por Itarema, porta de entrada da Costa Negra, a 206Km de Fortaleza. A cidade já pertenceu ao município de Acaraú, emancipou-se e hoje disputa espaço no cobiçado mercado turístico. Ainda sem infraestrutura para receber os visitantes, Itarema mostra seu potencial histórico e de lazer em praias ainda desconhecidas do grande público. São lugares mágicos, radiantes em beleza paisagística ainda preservada.
O povoado de Torrões, berço da Costa Negra, tem como atrativo o encontro do Rio Aracati Mirim com o mar. O cenário mostra a simplicidade de uma vila de pescadores, com embarcações balançando em águas calmas. Os barcos são usados para pesca e como meio de transporte dos moradores que residem do outro lado do rio.
Itarema, que significa pedra de cheiro agradável, mostra a alegria de um novo tempo e um belo litoral formado por praias como Mulheres de Areia, Porto dos Barcos, Almofala, Torrões, Enseada dos Patos, Farol e Guajiru. Pequenas pousadas e barracas simples acolhem os visitantes.

Acaraú

A viagem continua e chega a Acaraú depois de um percurso de 24 quilômetros por via asfaltada e rodeada de propriedades simples. A rodovia é contornada por belas paisagens verdejantes com predominância de coqueiros. Cidade centenária, Acaraú guarda casarões antigos e tem uma das mais belas igrejas do interior do Ceará. A igreja tem uma área construída de 2.460 metros quadrados e conta com um carrilhão composto de sete sinos. A torre mede 45 metros e tem no alto uma escultura de Cristo, de braços abertos. A parte interna tem revestimento colorido, belos altares, arcos nas laterais e teto decorado com imagens em alto relevo.
Desde a sua fundação, Acaraú tem na pesca uma das principais atividades econômicas. Destacou-se, inicialmente, com a pesca do camurupim, é o maior produtor de lagosta do Estado e agora tem no camarão sua mais nova promessa de mercado, com foco na culinária e nos grandes eventos. O maior e mais importante é o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, realizado na Fazenda Cacimbas, a três quilômetros da área urbana. O nome da fazenda foi dado em função da dificuldade de água potável no local e, por isso, os moradores abriam cacimbas para encontrar água subterrânea.
A localidade começou a ser habitada no início da povoação de Acaraú. Sua primeira ocupação foi como porto pesqueiro. Pelo porto de Cacimbas, Acaraú exportava algodão, cera de carnaúba, sal e camurupim, e recebia gêneros estrangeiros das províncias do Maranhão e de Pernambuco.

Hospede-se numa pousada familiar que fica na região central do Acaraú. Situa-se na rua Cap. Diogo Lopes 152,
Pousada TERRAÇO 88 99016775

OS QUARTOS TEM :

AR-CONDICIONADOS, CAMAS CONFORTÁVEIS, LENÇÓIS BEM MACIOS E UM CAFÉ DA MANHÃ QUE NÃO TEM O QUE SE QUEIXAR COM TAPIOCA, FRUTAS e mimos extras.

Dicas de passeios:

A praia de Arpoeiras - a praia mais seca do mundo.
Considerada a maior praia seca do Brasil, Arpoeiras fica no município de Acaraú, no litoral Oeste do Ceará, localizada a 270 quilômetros de Fortaleza. Ali, a distância entre a linha das marés alta e baixa é imensa, alcançando quilômetros de diferença. É uma das maiores praias da cidade e seu clima agradável e tranquilo costuma atrair diversos turistas que buscam um local para relaxar e repor as energias.
Apesar de ser um lugar de paz e tranquilidade, Arpoeiras vem conquistando novos visitantes devido aos ventos constantes. São os desportistas apaixonados por kitesurf e kitebug em maré seca.
A praia oferece uma boa faixa de areia clara, o mar é calmo, de águas cristalinas, que mais parece uma piscina natural. É muito propícia para o banho, principalmente para crianças e idosos.
O lugar conta com boa infraestrutura, com bares e restaurantes que fornecem bangalôs e servem pratos, principalemente, à base de frutos do mar e bebidas.
Onde ficar
Pousada das Canoas, localizada à beira-mar, a 240 quilômetros de Fortaleza e a 40 de Jericoacoara. O empreendimento une rusticidade e conforto e proporciona sossego aos hóspedes.
Pousada das Canoas
Reservas: (88) 3661.4209 http://www.pousadadascanoasacarau.com.br
Onde comer
Restaurante "O Arpoador" que ofereçe um cardápio à base de frutos do mar, mas também inclui pratos à base de carne e frango. Possui um ambiente rústico, gastronomia de qualidade e música ao vivo em alguns dias da semana.
Restaurante "O Arpoador"
Praia de Arpoeiras - Acaraú (CE) - (88) 9620-2444.

Camboa onde o mar se encontra com o rio, é simples e tem um restaurante familiar vale conferir o siri com um pirão fantástico e um mini camarão que chamamos de sossego no molho.

Continuando o passeio pelas belezas da Costa Negra, nosso ponto de partida hoje é pela Praia do Preá, distrito da cidade de Cruz localizada a 248 quilômetros de Fortaleza, e o fim desta rota de encantos é em Jericoacora.

Cruz
Cruz integra a Costa Negra e tem como atrativo a Praia do Preá. São 20 quilômetros de extensão nesta vila de pescadores que está despertando o interesse de kitesurfistas de várias partes do mundo. Os esportes náuticos estão contribuindo com a economia e o turismo do município.

Preá é fascinante por todos os seus aspetos naturais típicos nordestinos, onde a vida é pura e simples, em contacto estreito com uma forte natureza. O turismo se apresenta como gerador de renda na praia do Preá, que reúne adeptos de windsurf atraídos pelos ventos, os melhores do Estado para a prática de esportes náuticos. A vila conta com hotéis e restaurantes de frente para o mar e fica próxima à bela Jericoacoara.

Com muitas alterações de nomes e de situação política, o município teve como primeira denominação São Francisco da Cruz, inspirada em lendas que marcaram a época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário