domingo, 12 de fevereiro de 2012

Maranhão Maravilha

Uma viagem para quem quer entrar em contato com a natureza. Maranhão é lindo com lugares ainda pouco explorados. É lamentável tanta beleza natural, um povo tão acolhedor, um potencial gigantesco e tanto descaso e descompromisso dos governantes. Ir ao maranhão é encontrar com a cultura , a natureza, a culinária peculiar, a alegria das danças e rítmos e desbravar lugares inigualáveis. É possível ir para uma ilha paradisíaca chamada Lençóis, onde os guarás uma ave, deliciosos camarões gingantes e um povoado albino parece que pararam no tempo. Ví o céu mais lindo da minha vida, cheio de estrelas que na cidade não temos como ver. De  quebra você vai a uma pequena cidade chamada CURURUPU que serve como ponto de partida para a aventura, vale ressaltar que essa viagem requer disponibilidade para imprevistos, mosquitos e muita disposição para caminhadas, é tudo muito lindo, mas sem infra-estrutura para o turismo. Leve protetor solar e repelente são itens indispensáveis.  
Depois dessa aventura São Luis é uma capital ainda com cara de cidade pequena. Muito gostoso caminhar pela orla , visitar Alcântara que é lamentável o abandono e aproveitar centro cultural que lembra Portugal com seus azulejos. Cuidado com os hotéis no centro, no geral são mau cuidados.
A Cara da preguiça na pousada. 
Saindo de São Luis fui para os Lençóis que é imperdível com suas lagoas e o rio preguiça. Vale a pena contratar uma hospedagem modesta na beira do  rio , eles tem um serviço de transporte que te pegam no aeroporto, é um pouco distante então acerte o preço antes.Também tem hotéis.
Tem muitos passeios e dessa vez só fiquei um feriado de 3 dias, então fiquei em Barreirinhas, ainda é sem estrutura mas vale a pena a simplicidade, pois a natureza é o espetáculo. Fiz um passeio de voadeira ao rio Preguiça e no outro dia fui visitar o Parque Nacional dos Lençóis.
http://www.turismo.ma.gov.br/pt/polos/lencois/index.html
    O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza, que tem Barreirinhas como principal portão de entrada.


        O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 155 mil hectares de pura natureza e muitas surpresas para o viajante, num roteiro que inclui visuais sedutores e por de sol inesquecível, flora e fauna abundantes. Grandes vastidões de dunas, lagoas, banhos de mar esperam pelo turista neste verdadeiro santuário da natureza. 


Praias - Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu são algumas das belas praias que esperam pelo turista em Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas, partindo-se da sede do município. 


Mandacaru - Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque. 

Caburé - - Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Boa opção de pernoite. Existem chalés e boa comida.
Lembre-se: água e muito protetor solar. Leve uma sacolinha pra trazer seu lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário