segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Adoro essa irreverência

CHAPADA DA DIAMANTINA

Construída nos tempos áureos do garimpo na região, numa época de muita riqueza, Lençóis era conhecida como a Capital do Diamante. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1973, a cidade preserva o casario colonial do final do século XIX.
Para conhecer as atrações, agências de turismo organizam caminhadas pelas trilhas que cortam o parque e passeios fretados para os locais mais distantes. Também podem ser contratados guias credenciados que estão aptos a apresentar os atrativos. Para descansar dos passeios, a cidade possui vários tipos de acomodação como hotéis, pousadas, albergues ou campings. Para comer, há boas iguarias do cardápio típico baiano (como godó de banana), além de opções da culinária brasileira e internacional.
Pegamos um ônibus da Real Expresso na rodoviária de salvador para a cidade dos Lençóis, lá descemos no centro da cidade e chegamos de madrugada, Ana a dona da Pousada Doce lá nos esperava. A pousada é um charme, simples, bem agradável, com varanda para a rede, distante do agito da noite, mas dá pra ir a pé. Íamos e voltávamos toda noite a pé da rua onde fica o agito, sem falar que fazer tudo a pé, é uma delícia . Dormir em paz e na hora que queremos sair do agito é tudo. Ana é um doce e cuida da gente com carinho. O café da manhã tem comidas caseiras, uma tapioquinha gostosa e biscoitos maravilhosos.

Passamos apenas 4 dias e é muito pouco, há muito o que fazer e temos que ter um bom preparo físico. Sugiro no mínimo 1 semana. Queria ficar 1 mês. Também prepare o bolso, tudo é longe e se vai só não há como fugir das empresas de turismo, vale pesquisar e ver os grupos que estão se formando é mais barato. Os passeios variam de R$ 60 a R$ 120 nada barato, mas cada um vale muito a pena, economiza na hospedagem e na alimentação buscando restaurantes mais simples.

1ºdia o roteiro inicia-se com veículo em percurso de 20 km, a partir da cidade de Lençóis, com destino ao Rio Mucugezinho. O seu leito de pedras desalinhadas, formando várias cachoeiras e saltos, define o contorno de tobogãs, crateras e várias quedas d'água, sendo a maior delas a cachoeira do Poço do Diabo, com 22 metros de queda e um lago muito agradável para banho.

No local é possível a prática de esportes como o rappel e a tirolesa (OPCIONAIS) R$ 25,00 . Pausa para almoço. É óbvio que não fiz , mas Myra foi muito corajosa e Alê foi praticamente empurrada kkkk Eu só manguei muito KKKK.
Olha eu aqui! Caminhar muito é comigo, mas altura tô fora .  Amo cachoeira essa é pra minha irmã Roberta ....Fique certa que esteve aqui nos meus pensamentos.
Fizemos o passeio tradicional PUTZ quase morri, tudo corrido e ainda perdemos o pôr-do-sol de cima do Morro do Pai Inácio ele é o ícone da Chapada Diamantina. Possui 1.120m de altitude e pertence ao município de Palmeiras. A trilha para chegar ao seu topo é leve e o acesso é fácil e rápido, ficando na margem da BR-242, a 27 Km do município de Palmeiras e a 26 km de Lençóis. Atualmente ele é monitorado pelo GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras).

Reza a lenda que ele se jogou lá de cima por amor. Sempre os homens fazem loucuras por nós kkkkkkk, não faria esse passeio desse jeito novamente quase não aproveitei. A foto eu que fiz de baixo do morro e no fim de tarde.

2º dia Seguimos para a Gruta da Lapa Doce, a 70 km da cidade de Lençóis, no município de Iraquara, de formação calcária e com aproximadamente 850 m de extensão. Na área aberta a visitação, podem ser observados espeleotemas, colunas, estalactites e estalagmites de fascinante beleza. Teve algumas pérolas neste passeio, se ninguém lhe avisar pergunte se é pra ir de tênis tive alguns problemas com isso. Cai na gruta ups escorrega demais e uma pessoa um pouco desastrada é só o motivo. Também pra minha pouca sorte estavam gravando um programa rural, kkkkk nossa como fugi da filmadora já pensou !!!!
A partir da Lapa Doce, percorridos 6 Km de veículo em estrada de chão, chegamos na Gruta da Pratinha, caverna escavada caprichosamente pelo rio Pratinha, cuja água é de um tom azul transparente que reflete o brilho prata do fundo da gruta encoberto de pequenas conchas claras e rico em calcário e magnésio. Nas águas, vivem cerca de dez espécies de peixes visualizados a olho nu.

Gruta da Pratinha propicia a prática da flutuação. O rio Pratinha, em extensão à gruta, forma uma lagoa muito agradável para o banho conhecida como "Lagoa Azul". Tirolesa e caiaque são opções de esporte praticados na lagoa. Bem ao lado deste atrativo, pode-se visitar a Gruta Azul, uma caverna alagada cuja água atingida pelos raios de sol cria efeitos de um azul incrível.

Visita ao Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção, em roteiro feito de carro. A caverna tem formações rochosas de estalactites e estalagmites e, ao fundo possui um belíssimo poço de águas cristalinas, alimentados por lençol freático. No período de abril a setembro, a posição do Sol com relação à Terra, faz com que a incidência dos raios solares nas águas do poço, provoque um belíssimo efeito, tornando as suas águas azuis num tom completamente transparente. É permitido o banho e flutuação. No Poço Azul encontram-se esqueletos completos de preguiças gigantes, datados em 10 milhões de ano.
Esse foi o melhor passeio que eu achei . Tiramos fotos mergulhando no poço, conhecemos o fotógrafo que mal se concentrava porque o que ele via nas suas lentes não eram sereias kkkk mas parecíamos o peixe paiacú kkkkkkk foram rizadas intermináveis. É claro que deletei todas.

Quem quer o privilégio de ser feliz entregue sua viagem  a Terra Chapada  http://www.terrachapada.com.br/pltseguranca.php o Orestes vai entender o que você deseja e proporcionar passeios singulares.
A Chapada é um destino que agrega amantes da natureza, daqueles em que a aventura é um lema, casais apaixonados, solteiros desbravando o mundo e até pessoas que encontraram neste destino força para superar o fim de uma relação. Também é um local de fazer muitas amizades e tomar uma batidas de cachaça pra animar o corpo do frio e a alma dos pensamentos dolorosos.